A maioria das "histórias cósmicas" da Marvel, contam com entidades tão antigas quanto o próprio universo, algumas delas, bem mais velhas que isso. Na lista abaixo você conhecerá alguns desses seres poderosos
Celestiais
Os Celestiais, seres tão antigos quanto o universo, poderosos e misteriosos, sendo a principal razão da evolução dos seres humanos e também da criação dos Eternos e dos Deviantes. Eles também criaram o ''Gene X'' dando a capacidade dos humanos de evoluírem para ganhar super poderes, tornando-se novos seres chamados mutantes.
Basicamente, Os Celestiais são seres que brincam de ser Deus, fazendo experimentos em diversas espécies com o propósito de evoluírem aquela raça.
Assim como foi feito com os seres humanos, eles também interferiram na raça Skrull, criando Eternos e Deviantes em seu planeta, mas diferente do que aconteceu na Terra, os deviantes skrulls levaram a melhor.
Os Celestiais foram criados pelo escritor Jack Kirby, baseando levemente na teoria da Panspermia Cósmica, onde se acredita que a vida na terra tenha vindo do espaço e evoluiu até ser o que é hoje.
No UCM, Universo Cinematográfico da Marvel, já foram vistos 3 dos Celestiais, ambos nos filmes dos Guardiões da Galaxia, sendo eles:
Eson; o pesquisador. Em ''Guardiões da Galaxia: Vol. 1'', é mostrado Eson usando a joia do poder para destruir toda uma civilização, podendo isso ser uma referência aos quadrinhos, quando ele destruiu Lemúria, ilha onde viviam deviantes lemurianos, e foi neste ataque que a cidade de Atlântida foi afundada.
Em ''Guardiões da Galáxia Vol. 2'' podemos ver EGO, o planeta vivo, no filme ele é um Celestial, cujo objetivo é recriar o universo para ser parte dele, mas para esse plano dar certo, era necessário outro ser poderoso igual ele, outro Celestial. Com isso em mente, Ego projetou-se em uma forma humana e veio a Terra, relacionando com Meredith Quill, gerando assim, o Peter Quill, um híbrido Humano e Celestial.
Também foi mostrado outro Celestial, pelo menos parte dele. Em ''Guardiões da Galaxia Vol. 1'', é mostrado lugar nenhum, um local sem lei e perigoso que se localiza na cabeça DECAPITADA de um Celestial desconhecido.
No filme dos Eternos fomos apresentados um pouco mais a esses seres tão poderosos e importantes na Marvel, mostrados como genocidas que sacrificam bilhões de vidas para se reproduzirem.
The Watchers
Os Watchers (Vigias no Brasil) são uma raça alienígena tão evoluída que se proíbem de interagir com outras raças do Universo, tendo como único objetivo observar e registrar todos os eventos sem nunca interferir.
Basicamente são seres super poderosos que não fazem nada, mas isso tem uma explicação, por serem tão evoluídos e deterem um grande conhecimento, os Vigias tentarem compartilhar sua sabedoria e ajudar outra espécie, mas isso causou uma grande dizimação naquela raça, por causa disso, os Vigias resolveram fazer um pacto entre eles para apenas observar e nunca interferirem.
Nem todos cumpriam o pacto de nunca interferir, o Vigia conhecido como Uatu, interferiu diversas vezes, avisando heróis da Terra sobre eventos futuros que causariam a destruição e a extinção da vida do planeta, como em ataques do Galactus e do Homem Molecular. Atitudes como essa foram a razão dos outros Vigias irem contra ele e julga-lo.
Todos os Vigias possuem poderes inimagináveis e infinitos, mas Uatu é o mais especial deles, pois possui o poder de ver várias realidades, poder mostrado nos quadrinhos ''What If'' Ou ''E se?'', onde ele conta realidades alternativas que aconteceram a partir da mudança de um pequeno evento que dá origem a personagens totalmente diferentes.
No UCM, os vigias já foram vistos interrogando o Stan Lee em uma de suas participações especiais, e além dessa ponta, tivemos Uatu narrando e aparecendo fisicamente na série ''What If''.
Lúcifer
Lúcifer é outro personagem que existe há bilhões de anos, sendo o anjo expulso do céu pelo próprio Deus após uma revolta, e desde então, preso no inferno, ele lidera e aprisiona as forças mais sombrias e as Almas mais amaldiçoadas da Terra.
Lúcifer é bem conhecido pelas histórias do Jonny Blaze, o Motoqueiro Fantasma, que fez um pacto com o diabo, como pagamento, sua alma é levada para o Inferno, mas na hora de ir, um anjo une sua alma com o espírito de um ser chamado Zarathos, então ele se torna um juiz que condena todas aquelas almas más a viver toda eternidade no Inferno.
Desde que foi preso, Lúcifer tenta retornar a Terra e ao Céu, para poder governa-los, tornando-os parte de seu reino sombrio.
Os seres a seguir, são divindades necessárias para o equilíbrio Multiversal, sendo tão velhos quanto o próprio universo, São eles: Eternidade, Abraxas, Morte, Esquecimento, Infinito, Galactus e Tribunal Vivo. Seres que estão super associados entre si.
Tribunal Vivo
Começando com o Tribunal Vivo, um ser tão poderoso que só pode ser derrotado pelo próprio criador de todo multiverso Marvel, ele possui um poder que supera as joias do infinito.
O Tribunal Vivo tem como missão manter o multiverso equilibrado, agindo apenas em caso de catástrofe que poderia afetar outros universos causando desequilíbrio.
Eternidade
Abaixo do Tribunal Vivo, está a Eternidade, o Eternidade possui poder em um nível universal, sendo encarregado de manter tudo no espaço em equilíbrio, já que ele é a incorporação em forma de entidade daquele universo. O Eternidade Intervem em qualquer evento que poderia causar o desequilíbrio do Universo.
Abraxas
Há um Eternidade em cada Universo do Multiverso, assim como há uma entidade que é sua contraparte, chamado Abraxas, outro ser poderoso cujo objetivo é destruir o universo e todas suas versões alternativas usando o nulificador final, uma arma com o poder de destruição gigante,podendo eliminar qualquer coisa e qualquer um que o portador quiser, além de ser capaz de recriar o multiverso.
Um ser tão poderoso e tão maléfico como o Abraxas não poderia ficar solto, então ele foi preso e ainda foi criado uma criatura tão poderosa quanto, chamado Galactus, que derrotaria Abraxas caso ele escapasse.
Galactus
Galactus, o devorador de mundos, um ser poderosíssimo, considerado um dos piores vilões para se enfrentar no universo.
Com sua fome insaciável, Galactus está sempre em busca de planetas para se alimentar.
Morte
Quando falamos em vida, a Morte é essencial para o equilíbrio, sendo o ser mais temido para aqueles que cobiçam a imortalidade.
A Morte é uma entidade com poderes infinitos que causariam um holocausto apenas com o pensamento.
Apesar de ser uma divindade que muitos consideram maligno, sua representação é extremamente encantadora, que deixará até mesmo o Thanos apaixonado, nos quadrinhos ele busca as joias para matar e agradar a sua amada., e não para equilibrar o universo.
Infinita
Eternidade tem uma irmã, chamada Infinita, que tem o objetivo de sempre expandir a vida no universo, tornando-o infinito,
Ela é o total contrário do Oblivion (ou Esquecimento), que busca restaurar o vazio existente antes da criação, de modo que destruísse tudo e todos que existem no multiverso.
First Firmament
First Firmament (ou O Primeiro Firmamento), é a incorporação do primeiro universo que já existiu.
Como dito anteriormente, há bilhões de anos existia apenas um universo que se dividiu formando vários universos que compõe o multiverso, morrendo e revivendo de tempos em tempos onde cada universo é incorporado por uma entidade chamado Eternidade.
E sempre que o universo morre e renasce, a Eternidade renasce junto. O primeiro Firmamento está sempre tentando derrotar a Eternidade visando se restaurar como único universo existente, assim como era antes do multiverso.
Nêmesis
A Nêmesis existe antes mesmo do primeiro universo, por ser a única entidade em um enorme vazio, ela se dividiu em 6 joias do infinito que se espalharam pelo universo.
Existem joias do infinito em cada universo e todas são parte da personagem Nêmesis, por isso elas possuem consciência, pois são parte de uma entidade poderosa.
One Above All
One Above All (ou Um Acima de Todos) é o Deus criador de todo o multiverso Marvel, ele é temido por todas as entidades do mau.
Além de misterioso, é um ser com raras aparições e apenas possui um representante, o Tribunal Vivo, que rege pelo equilíbrio multiversal sobre as Leis do ''Um Acima de Todos''.